Rindo da morte

A fortuna sorriu para mim, e ela tinha esse rosto.   Começo da tradução do artigo de Jean Elizabeth Seah https://ignitumtoday.com/...

Amaterasu e Susanoo (Simbolismo em Hanako-Kun pt.2)

 Eu gosto muito de espelhos. Ver meu rosto bonito toda manhã é um privilégio que eu passei a ter depois que resolvi pendurar um espelho no meu closet. Com exceção dos portadores de Espectrofobia, todo mundo gosta de espelhos. E os japoneses tem uma história muito bonita sobre eles.

Quando a Pangéia de Izanagi e Izanami se separaram como continentais extensões de terra, dois irmãos surgiram dessa separação das terras: Amaterasu, a deusa do sol, e Susanoo, o deus das tempestades.

Amaterasu era compassiva com nós humanos, e toda manhã lançava seus raios sobre nossas plantações, para que não passássemos fome. Ela que com sua luz dava cores ao mundo e viço aos campos. 

Susanoo era um playboy revoltado com o mundo (possivelmente por ter sido abandonado pelo pai e um pouco negligenciado pela mãe) e se comprazia em causar o caos e trazer destruição para os humanos. 

Um certo dia, Susanoo montou na sua carruagem e destruiu tudo quanto viu pela frente, deixando milhares de vilarejos em lágrimas pelos mortos e pelas plantações devastadas. Amaterasu vendo isso ficou profundamente triste. A pessoa mais próxima a ela que existia no universo, seu irmão, era um babaca e ela aos poucos perdia a esperança nos outros. Como deusa do sol, ela também via tudo quanto se passava de maldade na terra e essa foi a última gota d'água. 

Amaterasu resolveu se trancar em uma caverna e nunca mais sair. Susanoo não podia ligar menos. Continuou fazendo haves e batendo sua carruagem por aí. Mas nós humanos precisávamos dela. Sem luz, é impossível imaginar qualquer vida na terra. Então um dia a enganaram com música e trazendo uma belíssima dançarina que começou a fazer striptease do lado de fora da caverna. Todos riam e se divertiam. Isso atraiu a atenção de Amaterasu, que resolveu passar a cabeça numa fresta pra dar uma espiadinha, e, quando o fez, os homens levantaram um espelho onde ela viu seu próprio reflexo. Tendo visto seu próprio reflexo, ela se admirou muitíssimo e resolveu sair da caverna e desde então nunca mais se isolou e o sol nunca mais deixou de se levantar todas as manhãs.

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." 
https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/5/13-16

O mundo é uma merda. Você também é, mas nem tanto assim. E se não existe nenhuma luz no mundo, você é essa luz. E algo de divino sai do que você faz, fala e cria. Você é o sal da terra e a luz do mundo.

Amaterasu - Wikipedia






O terceiro Mistério, o Inferno dos Espelhos, tem a habilidade de refletir os corações daqueles que se contemplarem nos seus espelhos. Aqueles que tiverem coração puro, escapam sem problemas, se não, o espelho muda sua aparência para refletir os medos mais profundos da pessoa, obrigando a vítima a permanecer lá para sempre. Esse mistério quer trocar de lugar com os vivos, permitindo que as mãos de manequim que foram bem sucedidas em capturar humanos ficarem com suas almas.

Não poderia haver um regente melhor para esse Mistério que o atual Mitsuba. Mitsuba é justamente o que o espelho pode representar de pior. Além de ter uma memória apagada, que faz com que o reflexo mostrado no espelho seja só um fundo branco, ele é orgulhoso sobre sua "aparência" e "fofura". Ver seu próprio reflexo com certeza lhe seria o maior prazer do mundo e enxergar os defeitos dos outros sendo refletidos no espelho intensificaria mais isso ainda. Ele sofre também de solidão. E solidão é um caminho trilhado para a soberba. Não tem coisa mais danosa pra sua fé na humanidade que contemplar e admirar sua podridão e a dos outros nos espelhos.

Para mim, por isso o terceiro mistério é o um inferno. Amaterasu ama a si mesma e depois vai ao encontro de amar os outros. A bondade que ela enxerga em si mesma, garante que essa mesma bondade existe nos outros.


















Um comentário: